Embaixador russo morre após ser baleado na Turquia

Moscou, 19 dez (EFE).- O embaixador russo na Turquia, Andrey Karlov, morreu nesta segunda-feira após ter sido baleado em Ancara, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

"Hoje em Ancara morreu o embaixador russo, Andrey Karlov, como resultado dos ferimentos recebidos durante o ataque. Classificamos o ocorrido como um atentado terrorista", disse María Zakharova, porta-voz da Chancelaria da Rússia.

Karlov tinha sido hospitalizado com urgência após ter sido atingido por "tiros indiscriminados", de acordo com a porta-voz, efetuados por um desconhecido no centro da capital turca quando o diplomata visitava uma exposição fotográfica.

"Hoje mesmo esse assunto será colocado no Conselho de Segurança da ONU. O terrorismo não vencerá. O combateremos firmemente", disse a representante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Zakharova ressaltou que a Chancelaria russa está em permanente contato com diplomatas turcos, que prometeram uma investigação profunda sobre o ocorrido e que o atirador "será castigado".

O ataque já foi condenado pelos Estados Unidos, pela União Europeia e pela ONU, enquanto o governo da Turquia afirmou que o atentado tem como objetivo acirrar as relações do país com a Rússia.

Karlov, de 62 anos, exercia o cargo de embaixador da Rússia em Ancara desde julho de 2013. Antes, tinha comandado a delegação do país na Coreia do Norte, entre 2001 e 2006.

O Kremlin informou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi informado sobre o ataque na capital turca pelo Ministério das Relações Exteriores e também pelos serviços secretos.

O ataque ocorreu na véspera de uma reunião em Moscou entre os chanceleres e ministros da Defesa da Rússia, Turquia e Irã sobre o conflito na Síria.

Putin e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tinham feito as pazes em agosto após mais de meio ano de tensão nas relações diplomáticas depois de um caça turco ter derrubado um avião de guerra russo na fronteira com a Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos