Poluição faz aeroporto e estradas da China fechar no fim de semana

Pequim, 19 dez (EFE).- A poluição que cobre desde o fim de semana o norte e o centro da China obrigou nesta segunda-feira o fechamento durante horas do aeroporto de Tianjin, assim como as estradas dessa cidade, informaram meios de comunicação oficiais.

Pequim, Tianjin e 20 cidades estão em alerta vermelha -o máximo possível- pela elevada poluição atmosférica até próxima quarta-feira, o que se traduziu no fechamento de milhares de fábricas e obras, restrições ao trânsito e a suspensão das aulas nas escolas primárias.

Tianjin é por enquanto a cidade mais afetada pela mistura de nevoeiro e poluição, que levou os responsáveis do aeroporto a cancelar suas atividades entre 20h30 local do domingo (10h30, em Brasília) e 10h local de hoje (0h, em Brasília), com a suspensão de 131 voos e o atraso de outros 75.

Também nessa cidade foram fechadas todas as estradas interiores.

Além das cidades de Pequim e Tianjin, também foram afetadas pela intensa poluição as províncias de Hebei -cuja capital, Shijiazhuang, chegou a superar hoje uma concentração de mil partículas PM2,5 por metros cúbicos-, Henan e Shandong.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselha a exposição durante mais de 24 horas concentrações superiores a 25 microgramas por metros cúbicos de partículas PM2,5 (de menos de 2,5 mícrons de diâmetro), as menores e prejudiciais.

Em Pequim, os níveis de poluição não são tão altos como em outras cidades de seus arredores, mas também excedem amplamente os padrões recomendados pela OMS: às 19h local (9h, em Brasília) era de 214 partículas PM2,5 por metros cúbicos, segundo a medição da Embaixada de Estados Unidos divulgada pelo Twitter.

O governo municipal da capital chinesa forçou o fechamento de 1,2 mil fábricas desde última hora da sexta-feira e a paralisação de todas as obras.

Além disso, ordenou que todas as escolas primárias e as maternais permaneçam fechadas entre hoje e na quarta-feira e decretou que só possam sair às estradas a cada dia a metade dos automóveis de particulares, se alternado segundo tenham matrículas pares ou ímpares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos