Presidente filipino presenteia policiais com entre US$ 1.000 e 8.000 de Natal

Em Bancoc

  • Erik De Castro/Reuters

    Quase 6.000 morreram na campanha nacional contra as drogas de Rodrigo Duterte (f)

    Quase 6.000 morreram na campanha nacional contra as drogas de Rodrigo Duterte (f)

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, decidiu oferecer entre US$ 1.000 e 8.000 de caixinha de Natal para a polícia, corpo sobre o qual recai a missão de cumprir a promessa eleitoral do líder de limpar o país das drogas, anunciaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

O diretor da Polícia Nacional das Filipinas, Ronaldo dela Rosa, destacou durante o anúncio em Campo Crame, a sede da corporação, em Manila, que esta é uma medida sem precedentes no país e afirmou que o presente é um gesto da valorização de Duterte para a instituição e seus integrantes, segundo publicou o veículo de comunicação "Rappler".

Dela Rosa explicou que nem todos os policiais, que somam 160 mil pessoas, receberão a gratificação e acrescentou que a quantia que será entregue dependerá da categoria e do trabalho desempenhado.

Quase 6.000 filipinos morreram na campanha nacional contra as drogas iniciada por Duterte em 30 de junho, quando começou seu mandato único de seis anos.

Deste número, 2.086 mortes ocorreram em operações policiais e as demais pelas mãos de grupos de cidadãos que decidem fazer justiça com as próprias mãos, segundo dados policiais.

Coletivos de defesa dos direitos humanos, a ONU e a União Europeia, entre outros, criticaram reiteradamente as violações dos direitos humanos cometidas durante a campanha antidrogas de Duterte.

Apesar das críticas, o índice de aceitação do presidente entre seus compatriotas ronda os 63%, segundo uma pesquisa publicada na semana passada por Social Weather Stations (SWS), um dos institutos de pesquisa mais credenciados das Filipinas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos