Processo de evacuação de Aleppo se desenvolve com fluência, aponta CICV

Beirute, 19 dez (EFE).- O processo de evacuação na cidade síria de Aleppo e nos povos de Fua e Kefraya transcorre com fluência até agora, afirmou nesta segunda-feira à Agência Efe a porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na Síria, Ingy Sedky.

Sedky, que está em Aleppo, explicou em um e-mail que desde a primeira hora da manhã o CICV e o Crescente Vermelho evacuaram milhares de civis que "estavam desesperados por ir embora há dois dias".

"Até agora, durante o dia de hoje, 75 ônibus com cerca de 5 mil pessoas foram para zonas rurais do oeste de Aleppo e, simultaneamente, 500 pessoas foram evacuadas de Fua e Kefraya", apontou Sedky.

A porta-voz destacou que é difícil saber o tempo que a operação levará para ser finalizada, porque "há milhares de pessoas que seguem esperando no leste de Aleppo e em Fua e Kefraya".

"Continuaremos o dia todo, demore o que for, para evacuar os milhares que seguem aguardando", ressaltou.

Anteriormente, o Observatório Sírio de Direitos Humanos tinha informado que cerca de 5,5 mil pessoas tinham sido evacuadas da zona sitiada do leste de Aleppo, enquanto outras 500 tinham saído de Fua e Kefraya.

A evacuação em Aleppo começou na quinta-feira, mas foi suspensa na sexta-feira no meio das acusações entre as partes.

Há dois dias, foi alcançado um novo pacto que incluía a evacuação de pessoas de Fua e Kefraya, dois povos de maioria xiita cercados pela Frente da Conquista do Levante (ex-filial síria da Al Qaeda), em troca do reatamento do processo em Aleppo, uma exigência que desde o princípio o Irã tinha feito.

Ontem, ia ser retomada a operação, mas voltou a ser paralisada após a queima de ônibus que iam evacuar pessoas de Fua e Kefraya por parte da facção radical Jund al-Aqsa, vinculada à Frente da Conquista do Levante, segundo acusações de um motorista dos veículos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos