Lavrov agradece rápida resposta da Turquia ao assassinato do embaixador russo

Moscou, 20 dez (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, agradeceu nesta terça-feira a "reação instantânea" da Turquia ao assassinato do embaixador russo em Ancara, Andrey Karlov, no começo de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlüt Cavusoglu.

"Estamos profundamente agradecidos aos nossos colegas turcos pela reação instantânea a este crime bárbaro, pelas condolências que o presidente (da Turquia Recep Tayyip) Erdogan transmitiu ontem por telefone ao presidente (da Rússia Vladimir) Putin. Esta tragédia nos obriga a lutar com decisão redobrada contra o terrorismo e confere mais atualidade a nossa reunião", disse o chefe da diplomacia russa.

Ele acrescentou que um grupo de especialistas russos viajou hoje à Turquia para participar da investigação do assassinato do embaixador.

"O mesmo avião vai transportar o corpo de Karlov e seus familiares. Eles serão recebidos com todas as honras", afirmou o ministro russo.

Lavrov disse acreditar que estas consultas bilaterais e a reunião tripartida que acontecerá mais tarde com a participação do ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, permitirão chegar a acordos para impulsionar o fim do conflito na Síria. Ao mesmo tempo, ressaltou que a criação de condições para a entrega de ajuda humanitária e o começo das negociações política não deve contemplar "nenhum tipo de concessões aos terroristas".

Por sua parte, Cavusoglu indicou que tanto a Rússia quanto a Turquia sabem perfeitamente que o objetivo dos organizadores do assassinato do embaixador russo era "prejudicar as relações da Rússia com a Turquia e pôr em risco os avanços conseguidos nos últimos tempos". Moscou e Ancara são conscientes que "não se pode permitir que os organizadores deste crime alcancem seus objetivos".

O embaixador russo foi baleado por um policial turco de 22 anos durante a inauguração de uma exposição de fotografias e faleceu pouco depois em hospital de Ancara. O assassino foi abatido por soldados das forças de segurança turcas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos