Erdogan recebe menina que relatou guerra em Aleppo pelo Twitter

Istambul, 21 dez (EFE).- O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, recebeu nesta quarta-feira, em Ancara, a menina síria Bana Alabed, que ficou famosa por relatar em inglês a situação da guerra em Aleppo através do Twitter.

A família de Bana foi retirada no fim de semana de Aleppo durante o cessar-fogo estipulado em acordo entre o regime do presidente da Síria, Bashar al Assad, e os rebeldes, com mediação das autoridades da Turquia e da Rússia.

Erdogan recebeu Bana, seus dois irmãos, a mãe da menina, Fatma, e o pai, Ghassan Alabed, no palácio presidencial do país, acompanhado do ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Cavusoglu, informou a agência "Anadolu".

Bana agradeceu Erdogan por seus esforços para conseguir o cessar-fogo que permitiu que ela e sua família saíssem de Aleppo, segundo a "Anadolu".

"Gostamos muito do senhor. O senhor nos tirou de Aleppo. Lá, estávamos muito mal. Nossa casa sofreu bombardeios, caiu em cima de nossas cabeças. Também passamos mal no ônibus, ficamos sem comida. Muito obrigado por tudo", disse a menina, de acordo com a agência.

No Twitter, a famosa Bana também relatou o encontro. Ela se disse contente por ter conhecido Erdogan, que, por sua vez, expressou "felicidade" por ter conhecido a menina. Além disso, o presidente afirmou que a Turquia "sempre estará ao lado do povo da Síria".

Os civis retirados de Aleppo foram levados à província de Idlib, sob controle dos rebeldes, onde recebem ajuda desde a Turquia. No entanto, eles não devem ser transportados ao território turco.

Ancara só permitirá a entrada de feridos, crianças e idosos que necessitem de apoio, confirmaram fontes do governo da Turquia à Agência Efe. Por isso, a família de Bana parece ter recebido um tratamento especial.

A emissora turca "CNNTÜRK" afirmou que 172 pessoas de Aleppo foram transferidas a hospitais turcos, entre elas 62 crianças, todas com ferimentos por armas de fogo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos