Mulher será chefe de bombeiros de Londres pela primeira vez na história

Londres, 21 dez (EFE).- Os bombeiros de Londres anunciaram nesta quarta-feira que Danny Cotton será a primeira mulher chefe do corpo, depois que o atual responsável, Ron Dobson, se aposentar após quase uma década no posto.

Cotton reconheceu ao jornal "Evening Standard" estar "emocionada" pela nomeação em um "momento tão importante para a história do corpo", que celebra neste ano seu 150° aniversário.

A primeira mulher que ocupará o posto declarou em 2010 que "às vezes" sentia que parte de seu trabalho consistia em mostrar que as mulheres bombeiros são "igualmente capazes" que os homens.

Cotton também manifestou que não virou bombeira para ser "pioneira", mas que, se seu exemplo "inspirar as pessoas" a seguirem seus passos, "isso só pode ser algo bom".

Nascida em 1969, Cotton começou sua carreira em 1988, com apenas 18 anos, e quando estava há três meses no corpo de bombeiros foi uma das pessoas que compareceu à estação de trem de Clapham Junction após o fatal acidente que em 12 de dezembro desse ano acabou com a vida de 35 pessoas.

Desde então, sua ascensão foi imparável e em 2004 foi a primeira mulher em ser agraciada com a Medalha da Rainha ao Serviço de Bombeiros.

Três anos depois, se tornou a mulher com um cargo mais importante dentro do serviço de bombeiros britânico, ao ser nomeada comandante de área.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos