Topo

Peña Nieto promete apoio para reconstruir mercado destruído em explosão

22/12/2016 22h52

Zumpango (México), 22 dez (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, se comprometeu nesta quinta-feira a apoiar os comerciantes do mercado de fogos de artifício de Tultepec para que possam retomar suas atividades depois das explosões de terça-feira, que destruíram o local e deixaram até o momento 35 mortos.

Peña Nieto visitou hoje o Hospital Regional de Alta Especialidade de Zumpango, no Estado do México, onde conversou com as vítimas do mercado San Pablito de Tultepec, que em minutos se reduziu a cinza.

O presidente também falou com os familiares do feridos, reiterando sua solidariedade, assim como com os artesãos e proprietários de lojas no mercado.

"Vou apoiar todos os artesãos e os 300 locatários desse mercado para reconstruirmos o local, para que assim vocês possam no próximo ano retomar suas atividades. Hoje nos preocupamos em prestar a devida assistência médica aos feridos", disse o presidente.

Hoje, o governo do Estado do México elevou para 35 o número de mortos nas explosões registradas no mercado. Dos feridos, 18 já tiveram alta, mas outros 36 seguem hospitalizados, quatro deles em estado grave.

Até o momento, as autoridades não sabem o que provocou a tragédia no mercado de Tultepec, cidade conhecida como a "capital nacional da pirotecnia". EFE msc/lvl