Putin participa do velório do embaixador russo morto na Turquia

Moscou, 22 dez (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, compareceu nesta quinta-feira ao velório do embaixador russo Andrey Karlov na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Moscou, ao lado da família do funcionário assassinado na segunda-feira em Ancara.

O chefe do Kremlin colocou rosas vermelhas aos pés do caixão e se sentou entre a viúva e o filho do diplomata, com quem conversou.

Putin - que adiou até amanhã sua entrevista coletiva anual prevista para hoje - não discursou e deixou o local pouco antes do término do velório. A presença do presidente russo é aguardada na missa que acontecerá na Catedral de Cristo Salvador, em Moscou, a maior igreja ortodoxa do país. O patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Kirill, vai oficiar a missa do diplomata, que será enterrado hoje à tarde.

Ontem, Putin concedeu o título de Herói da Rússia ao embaixador, a máxima distinção do país, e qualificou o assassinato de Karlov como "uma provocação destinada a prejudicar a normalização das relações e atacar o processo de paz na Síria".

Andrey Karlov foi morto por um policial turco de 22 anos durante a inauguração de uma exposição de fotos em Ancara. O assassino, que enquanto atirava gritava "Não se esqueçam de Aleppo! Não se esqueçam da Síria", foi abatido por soldados das forças de segurança turcas. EFE

aep/cdr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos