Topo

Trump agradece a Putin por oferta de reaproximação em carta natalina

23/12/2016 16h10

Miami, 23 dez (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, agradeceu nesta sexta-feira ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, pela "linda" carta de Natal, na qual o líder do Kremlin expressa o desejo de restaurar a cooperação bilateral para garantir a "estabilidade e a segurança do mundo moderno".

Em comunicado divulgado hoje, Trump agradece a Putin pela mensagem natalina e destaca que os "pensamentos" expressados pelo presidente russo na carta "estão corretos".

"Espero que ambas as partes sejam capazes de estar à altura desses pensamentos e não tenhamos que percorrer um caminho alternativo", afirmou Trump, que está passando o período natalino em um clube de sua propriedade em Palm Beach, ao norte de Miami.

Na carta, enviada no último dia 15, Putin ressalta a importância de "restaurar" as relações bilaterais diante dos "sérios desafios globais e regionais" que os dois países enfrentaram recentemente.

"Espero que, assim que chegar à presidência, sejamos capazes, atuando de uma maneira pragmática e construtiva, de dar passos reais para restaurar a cooperação bilateral", disse Putin.

Putin se despede desejando ao presidente eleito dos EUA e a família os "melhores desejos de saúde, felicidade, bem-estar e sucesso".

A publicação da carta ocorre depois de o Kremlin ter criticado a relação entre os dois países durante a presidência de Barack Obama.

Em entrevista, Putin destacou que Trump soube captar o desejo do povo e diminuiu a relevância das declarações do republicano sobre a necessidade de fortalecer a capacidade nuclear dos EUA.

O elogio do presidente russo é mais um capítulo da sintonia mostrada entre os dois líderes.

Ao aparente clima de cordialidade é preciso acrescentar a escolha de Rex Tillerson, que tem comprovados vínculos com Moscou, como secretário de Estado.