Topo

Entra em vigor novo cessar-fogo no leste da Ucrânia

24/12/2016 07h24

Kiev, 24 dez (EFE).- Um novo cessar-fogo entrou neste sábado em vigor nas regiões orientais ucranianas de Donetsk e Lugansk, palco há quase três anos de um conflito armado que já tirou a vida de cerca de 10 mil pessoas, entre elas 2 mil civis, segundo dados da ONU.

O acordo para a trégua foi alcançado em Minsk no último dia 21 em reunião do Grupo de Contato Tripartite para a regulação do conflito (Ucrânia, Rússia e a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), com a participação dos separatistas pró-Rússia de Donetsk e Lugansk.

A cessação das hostilidades começou a reger às 00.00 horas de hoje (22.00 GMT da sexta-feira).

Segundo o comando das forças ucranianas desdobradas na zona do conflito, nesta manhã o cessar-fogo era respeitado em toda a linha de separação de forças.

Às vésperas da entrada em vigor da trégua, tinham intensificado os confrontos entre as milícias separatistas e as forças governamentais.

Só na última semana, 10 militares ucranianos morreram em combate, informou ontem o porta-voz do Ministério da Defesa da Ucrânia, Andrei Lisenko.

As negociações para a regulação do conflito estão estagnadas, entre outras coisas, pela falta de acordo sobre as eleições nas zonas controladas pelos separatistas, já que Kiev exige garantias de segurança e a presença de observadores internacionais.

Além disso, a Ucrânia reivindica o controle da fronteira entre as regiões de Donetsk e Lugansk, enquanto Moscou pede a Kiev que aprove antes uma lei que outorgue um elevado nível de autonomia às zonas separatistas.

No final de novembro, em reunião em Minsk, os ministros das Relações Exteriores da Ucrânia, Rússia, França e Alemanha não conseguiram acordar um roteiro para a regulação do conflito no leste ucraniano.