Topo

Alemanha realiza sua maior evacuação por bomba da Segunda Guerra Mundial

25/12/2016 11h30

Berlim, 25 dez (EFE).- Cerca de 54 mil pessoas foram evacuadas em Augsburgo (sudoeste da Alemanha) para a desativação de uma bomba da Segunda Guerra Mundial de 1,8 tonelada, na maior operação deste tipo desde 1945.

As forças de segurança tinham fixado às 10h local (7h, em Brasília) para que os moradores deixassem a zona de perigo, que inclui o centro da cidade e vários edifícios emblemáticos de seu centro histórico, como a catedral e a Prefeitura.

Uma porta-voz da polícia afirmou aos veículos de imprensa que, por enquanto , "tudo transcorre segundo o previsto".

Os artífices começaram os trabalhos ao meio-dia (9h, em Brasília), que se prolongarão durante cerca de quatro horas, apoiados por 900 policiais e 100 bombeiros, segundo veículos de imprensa locais.

As autoridades de Augsburgo, uma cidade de aproximadamente 287 mil habitantes, decidiram realizar hoje a desativação ao considerar que suporia uma menor alteração para os moradores do que realizá-la em um dia laboral.

O prefeito da cidade, Kurt Gribl, reconheceu em uma mensagem que a cidade "está diferente do que todos tínhamos esperado" neste Natal, com imagens de ruas desertas e negócios fechados.

A bomba, lançada pelos britânicos, foi achada por acaso na quarta-feira durante obras, uma descoberto não incomum na Alemanha.

Periodicamente são encontrados no país artefatos explosivos da Segunda Guerra Mundial, mas o particular deste caso é a quantidade de pessoas que precisaram ser evacuadas por se tratar de uma bomba de grande tamanho e estar localizada em um centro urbano bem povoado.

A maior evacuação realizada na Alemanha até o momento tinha acontecido em 2011, quando 45 mil pessoas tiveram que deixar temporariamente seus lares em Koblenz (oeste).