Topo

Trump nomeia ex-assessor de Bush filho como conselheiro de segurança nacional

27/12/2016 16h32

Miami, 27 dez (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou nesta segunda-feira como conselheiro de segurança nacional, contraterrorismo e cibersegurança Thomas Bossert, que já foi assessor do ex-presidente George W. Bush.

Bossert assumirá também a função de coordenação do gabinete para "formular e executar políticas nesses temas", indicou em comunicado a equipe de transição de Trump, que está na Flórida desde o Natal.

"Tom fornece a nossa equipe da Casa Branca uma enorme profundidade e amplitude de conhecimento, além de experiência para a proteção da pátria", disse Trump, acrescentando que o novo assessor será um "ativo incalculável" para o novo governo por seu conhecimento da "complexidade dos desafios de segurança nacional, antiterrorismo e cibersegurança".

Já Bossert aceitou a nomeação no mesmo comunicado e agradeceu a "fé" de Trump e a "oportunidade para servir em uma posição tão extraordinária de confiança pública".

"Espero trabalhar em estreita colaboração com o general (Michael) Flynn (escolhido como principal assessor de segurança nacional) para juntos ajudarmos o presidente eleito a promover os interesses dos Estados Unidos e seus aliados", afirmou o novo assessor.

Bossert já tinha desempenhado o cargo de assessor de Segurança Interna na Casa Branca no governo de George W.Bush. Para o ex-presidente, o agora funcionário de Trump trabalhou em questões de "segurança nacional, antiterrorismo e cibersegurança".

"Entre outras coisas, Bossert liderou os esforços para melhorar as operações civis do governo, foi coautor da Estratégia Nacional para a Segurança Nacional e autor do relatório sobre as lições aprendidas na resposta ao furacão Katrina, que destruiu Nova Orleans em 2005", informou a equipe de transição de Trump.

Além disso, o novo conselheiro do presidente eleito também atuou como assessor especial de Bush em Segurança Nacional, estando muito envolvido no desenvolvimento de estratégias de cibersegurança.