Exército turco bombardeia posições das FSD perto de Manbij na Síria

Beirute, 28 dez (EFE).- O exército da Turquia bombardeou nas últimas horas posições de um grupo vinculado à aliança curdo-árabe Forças da Síria Democrática (FSD), ao norte da cidade de Manbij, no nordeste da província de Aleppo, no norte da Síria, disse nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte rebelde.

O porta-voz do Conselho Militar de Manbij e sua periferia, Shervan Darwish, cuja organização está relacionada com as FSD e domina a cidade, afirmou por telefone que a força aérea turca atacou durante duas horas a cidade de Um Hassan, que fica cerca de 15 quilômetros ao norte de Manbij.

Esses bombardeios aconteceram depois que o conselho conseguiu repelir ontem à noite um ataque de facções insurgentes sírias apoiadas pela Turquia nessa área, apontou a fonte.

Desde agosto, vários grupos rebeldes sírios, com apoio da aviação e carros de combate turcos, desenvolvem a operação "Escudo do Eufrates" para expulsar o Estado Islâmico (EI) de Aleppo e evitar o avanço das milícias curdo-sírias.

No dia 22 de novembro, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que as forças de seu país e as facções aliadas no norte da Síria marchariam rumo a Manbij.

"Agora temos Al Bab sitiada. Depois marcharemos rumo a Manbij, onde está o PYD, as YPG", disse o líder em referência ao Partido União Democrática (PYD, sigla em curdo), principal formação política curdo-síria, e sua milícia, as Unidades de Proteção do Povo (YPG).

No entanto, as YPG, que são o componente principal das FSD, recuaram de Manbij no mês passado para participar da ofensiva contra o EI na província de Al Raqqa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos