Topo

Cessar-fogo na Síria inclui todos os grupos armados, afirma ELS

29/12/2016 15h04

Cairo, 29 dez (EFE).- O Exército Livre Sírio (ELS) anunciou nesta quinta-feira que o acordo de cessar-fogo na Síria inclui todas as áreas do país e todos os grupos armados que operam nele, exceto o jihadista Estado Islâmico (EI).

Um porta-voz do ELS, Osama Abu Zeid, disse em entrevista coletiva em Ancara, na Turquia, que o acordo abre as portas para uma solução política depois da trégua, que está prevista para entrar em vigor à meia-noite local na Síria.

Abu Zeid explicou que nenhuma facção está excluída "nas zonas controladas pela oposição", que não incluem aquelas dominadas pelo EI na Síria.

O porta-voz não fez referência direta à Frente da Conquista do Levante (antigo braço sírio da Al Qaeda), que luta junto aos grupos rebeldes em várias zonas do país.

O Exército sírio anunciou anteriormente que a cessação de hostilidades exclui tanto a Frente da Conquista do Levante como o EI, consideradas "organizações terroristas" pelos governos sírio e russo.

Abu Zeid destacou que a Rússia é o fiador para que as forças governamentais respeitem o cessar-fogo, incluindo as milícias iranianas, que são cerca de 40 em território sírio. De acordo com o representante, a saída dessas milícias da Síria é uma condição que a oposição armada pôs sobre a mesa, apoiada pela Turquia, mas não especificou se Damasco aceitou.

O porta-voz ressaltou o compromisso da oposição com o cessar-fogo e sua participação nas negociações, que ocorrerão um mês depois da entrada em vigor da trégua.

Além disso, detalhou que essas conversas serão realizadas sob a mediação da Rússia e da Turquia e sobre o acordo de Genebra firmado em 2012 pelo regime e pela oposição, também com base na resolução 2254 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.