EUA condenam "horrível" ataque a boate em Istambul que deixou 35 mortos

Washington, 31 dez (EFE).- O governo dos Estados Unidos condenou no sábado o "horrível" ataque contra uma multidão que celebrava a chegada do Ano Novo em uma famosa boate de Istambul, na Turquia, onde pelo menos 35 pessoas morreram e outras 40 ficaram feridas.

"Os Estados Unidos condenam o ataque terrorista em um clube noturno em Istambul, na Turquia, que deixou dezenas de mortos e muitos mais feridos", afirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Ned Price, em comunicado.

Para os EUA, o fato de que "tal atrocidade pudesse ter sido perpetrada sobre pessoas inocentes, muitas das quais estavam festejando a chegada do ano novo, mostra a selvageria dos atacantes".

Em nome do governo dos EUA, Price ofereceu suas condolências aos familiares dos mortos e mostrou esperança de que os feridos se recuperem o mais rápido possível.

Ao mesmo tempo, Price reafirmou o "apoio" dos EUA à Turquia, país parceiro na luta contra "todas as formas de terrorismo" e um importante aliado de Washington na Otan.

Além disso, os Estados Unidos ficarão em "contato" com as autoridades turcas durante a investigação do ataque, disse em outro comunicado o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner.

"Estes ataques só reforçam nossa determinação em trabalhar com o governo da Turquia para combater o flagelo do terrorismo", disse Toner.

O ataque que aconteceu às 1h30 (hora local) no clube Reina, localizado na margem do Bósforo, um conhecido lugar de lazer da alta sociedade de Istambul e frequentado por celebridades, jogadores de futebol e empresários.

Os primeiros relatos afirmavam que três pessoas realizaram o ataque, mas as informações seguintes divulgadas pelo jornal "Hurriyet" apontam para um único atirador, possivelmente disfarçado de Papai Noel.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos