Forças iraquianas expulsam EI de três bairros em Mossul

Mossul (Iraque), 1 jan (EFE).- As forças iraquianas expulsaram o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) de outros três bairros da cidade iraquiana de Mossul, após libertarem o bairro de Al Qudis II na manhã deste domingo.

O subcomandante da Chefia de Operações Conjuntas para a libertação da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, o general Abdelamir Yarala, detalhou em comunicado que "as forças antiterroristas libertaram o bairro de Al Karama al Yanubi e içaram a bandeira iraquiana em cima de seus edifícios".

A fonte acrescentou que as forças da Polícia Federal expulsaram os jihadistas dos dois bairros de Yunis al Sabawi e de Wiafa, no sudeste da cidade.

Segundo Yarala, pelo menos 302 jihadistas do EI morreram durante os confrontos deste domingo na cidade, mas não deu detalhes sobre baixas entre as forças iraquianas.

O Exército iraquiano retomou na quinta-feira passada a ofensiva contra os jihadistas no interior de Mossul, onde as tropas entraram pela primeira vez no final de novembro, um mês depois do início das operações na província de Ninawa.

Esta nova fase da operação para tomar Mossul dos extremistas começou após a chegada de reforços do Exército e da polícia à capital de Ninawa, para assegurar as zonas retomadas e permitir que as forças antiterroristas se concentrem em recuperar novos setores.

Além disso, antes de embarcar na nova etapa, as forças da coalizão internacional destruíram todas as pontes sobre o rio Tigre para evitar que os radicais, que controlam totalmente os bairros ocidentais, enviassem reforços, armas e carros-bomba aos combatentes que resistem na parte oriental.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos