Forças iraquianas libertam novo bairro em Mossul e matam 37 terroristas

Mossul (Iraque), 1 jan (EFE).- As Forças de Segurança do Iraque anunciaram neste domingo que tomaram o controle do bairro Al Quds 2, na cidade de Mossul, no norte do país, e mataram pelo menos 37 terroristas do Estado Islâmico (EI).

O comandante das forças antiterroristas em Mossul, Abdelwahab al Saadi, informou à Agência Efe que as tropas "libertaram e limparam totalmente o bairro de Al Quds 2", depois que o mesmo foi cenário de violentos enfrentamentos na noite de Ano Novo entre as forças antiterroristas e o EI.

Saadi esclareceu que as tropas mataram pelo menos 37 efetivos armados do EI, entre eles dois suicidas estrangeiros e líderes militares do grupo radical.

O comandante iraquiano acrescentou que as forças estão avançando e mantêm enfrentamentos contra o EI no distrito vizinho de Al Karama, que, segundo ele, poderá ser libertado nas próximas horas.

As Forças de Segurança iraquianas entraram ontem no bairro Al Quds 2, onde mataram o líder desta região e do distrito vizinho de Al Karama, identificado como Salem Jamal Nasser Suleiman.

O exército iraquiano renovou na última quinta-feira sua ofensiva contra o EI no interior da cidade de Mossul, onde as tropas entraram pela primeira vez no final de novembro, um mês depois do início das operações na província de Ninawa.

Esta nova fase da operação para livrar Mossul dos extremistas começou após a chegada de reforços do exército e da polícia à capital de Ninawa, para garantir a segurança das áreas retomadas e permitir que as forças antiterroristas possam se concentrar em recuperar novos setores.

Além disso, antes de iniciar a nova etapa, as forças da coalizão internacional destruíram todas as pontes sobre o rio Tigre para evitar que os radicais, que controlam totalmente os bairros do oeste da cidade, enviassem reforços, armas e carros-bomba para auxiliar os combatentes que resistem na parte oriental de Mossul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos