Maduro exalta "anti-imperialista e socialista" Revolução Cubana

Havana, 1 jan (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou mensagem de parabéns para a população e o governo de Cuba, pelo 58º aniversário da Revolução liderada por Fidel Castro, conforme veicularam neste domingo os veículos de imprensa do país.

"A Revolução Cubana, anti-imperialista e socialista, se projeta no tempo, com seu testemunho inquebrantável de dignidade e autodeterminação, conquistada no concerto das nações com a força da razão histórica, a soberania e autodeterminação", diz o texto enviado pelo líder da nação sul-americana.

Maduro aproveitou para destacar o legado de Fidel Castro, que entrou na "imortalidade, presente para sempre nos corações de todos aqueles revolucionários do mundo, para que se mantenha viva sua ideia".

Cuba celebra neste domingo os 58 anos da Revolução, no primeiro aniversário sem Fidel, que morreu no último dia 25 de novembro, aos 90 anos. Na ilha caribenha, as festas de Ano Novo dividem atenção com a comemoração da data.

"Com a heroica Cuba, vivemos muitas de suas vitórias, e nos mantivemos juntos para derrotar o cruel e criminoso embargo, que afetou a população por mais de meio século", afirmou Maduro, de acordo com a agência pública "Prensa Latina".

Maduro ainda garantiu que Cuba "conta e contará para sempre" com o apoio incondicional da Revolução Bolivariana, destacando que o governo da ilha poderá contar com o apoio da Venezuela, enquanto ele estiver no poder.

Por causa da data histórica, o presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev também enviou uma mensagem ao atual líder de Cuba, Raúl Castro, ressaltando que avalia altamente uma cooperação com o governo da ilha, afirmando que se consolidam os laços baseados na "solidariedade construtiva".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos