Vítimas de massacre da boate Pulse serão lembradas na Rose Parade

Miami, 1 jan (EFE).- Um dos carros alegóricos que na segunda-feira participarão da famosa Rose Parade, o Desfile do Torneio das Rosas, na cidade californiana de Pasadena, será dedicado às vítimas e aos sobreviventes do massacre da boate gay Pulse, em Orlando.

A iniciativa partiu da Aids Healthcare Foundation (AHF), uma organização de Los Angeles, que também soltará 49 pombas em dois pontos do percurso, uma para cada um dos mortos na boate, que no 12 de junho de 2016 foi invadida pelo atirador americano de origem afegã Omar Mateen.

Três sobreviventes desse massacre, até agora o mais sangrento a ser feito por um só atirador nos EUA, participarão do desfile de Pasadena: Víctor Baéz Febo, Isahiah Henderson e Jahqui Sevilla, segundo informa a AHF.

Também estará presente a proprietária da boate Pulse, Bárbara Poma, uma representante da cidade de Orlando, a vereadora Patty Sheehan, que pertence à comunidade LGBT, e advogados e ativistas.

O carro alegórico para "honrar e lembrar" os afetados pela ação de Mateen, que jurou lealdade ao Estado Islâmico em suas conversas com a polícia antes de as forças de segurança entrarem no local e o matarem, está enfeitado com uma grande pomba branca, dois arcos-íris, símbolo da diversidade sexual, e uma árvore da vida.

Segundo o site da AHF, a organização decidiu centrar sua participação na 128ª edição do evento como uma maneira de render tributo às vítimas da violência de um "ataque sem sentido" e aos feridos, assim como às famílias e entes queridos deles e dos sobreviventes.

Os participantes do desfile procedentes de Orlando realizarão atividades de arrecadação de fundos para as organizações que reúnem vítimas e afetados pelo massacre em Pulse.

A Rose Parade é celebrada desde 1890 em Pasadena, cidade próxima a Los Angeles, e é o maior desfile dos EUA, com milhares de espectadores nas ruas e também em casa, pois é transmitido ao vivo por vários canais de televisão.

O evento costuma ser celebrado no primeiro dia do ano, exceto quando cai em um domingo. Nesse caso, o desfile é feito na segunda-feira seguinte, dia 2 de janeiro, como é o caso de 2017.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos