François Hollande chega ao Iraque para visitar tropas francesas

Bagdá, 2 jan (EFE).- O presidente da França, François Hollande, chegou nesta segunda-feira em Bagdá, capital do Iraque, em uma visita oficial para se reunir com os militares franceses que estão no país árabe.

Hollande será recebido por seu colega iraquiano, Fuad Masum, assim como pelo primeiro-ministro, Haider al Abadi, e o presidente do parlamento, Salim al Jabouri.

O presidente francês analisará com as autoridades iraquianas a evolução da guerra contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) e as relações entre os dois países, disse à Agência Efe uma fonte do Ministério das Relações Exteriores iraquiano.

A França participa da coalizão internacional contra o EI, liderada pelos Estados Unidos, onde fornece cerca 500 soldados e cerca de de 30 aviões Rafale.

Como parte de sua visita, Hollande planeja viajar hoje para a capital do Curdistão iraquiano, Erbil, cidade localizada cerca de 80 quilômetros de Mosul, considerado o reduto da EI no norte do Iraque.

Ele vai se reunir com o presidente da região autônoma do Curdistão iraquiano, Massoud Barzani, e passará revista às tropas francesas e às curdas "peshmergas", além de entregar de material médico e humanitário.

O Exército iraquiano e os "peshmergas" retomaram na última quinta-feira sua ofensiva contra o EI no interior da cidade de Mossul, onde as tropas entraram pela primeira vez no final de novembro, um mês depois do início das operações na província de Ninawa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos