Bombardeio contra sede de ex-filial síria da Al Qaeda deixa 25 mortos

Cairo, 3 jan (EFE).- Pelo menos 25 pessoas morreram em um bombardeio contra uma das sedes da Frente da Conquista do Levante (ex-filial síria da Al Qaeda), perto da cidade de Sarmada, no noroeste da Síria, junto à fronteira com a Turquia, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O número de vítimas mortais pode aumentar, uma vez que há dezenas de feridos e alguns deles estão em estado grave, acrescentou a ONG.

Por enquanto, não se sabe se os aviões que realizaram o ataque são russos ou da aviação internacional antijihadista liderada pelos Estados Unidos.

Por sua vez, a Frente da Conquista do Levante acusou a coalizão internacional pelo ataque contra uma de suas "sedes centrais", no norte da província de Idlib.

Em um breve comunicado divulgado através do serviço de mensagens Telegram, o grupo radical afirmou que mais de 20 pessoas morreram, sem especificar se eram seus membros.

Atualmente, está em vigor um cessar-fogo na Síria, que se aplica a todo o país e a todos os grupos armados rebeldes, exceto os considerados terroristas pelo governo de Damasco e seu aliado, Moscou, como o Estado Islâmico e a Frente da Conquista do Levante.

Ontem, o Observatório informou que três líderes jihadistas morreram em um bombardeio contra o veículo no qual viajavam, em uma estrada entre as localidades de Sarmada e Bab al Hawa.

Os mortos foram identificados pela ONG como Abu Omar al Turkistani, um dos líderes da facção radical Partido Islâmico do Turquestão, e Abu Khatab al Qahtani, um dos líderes da Frente da Conquista do Levante, anteriormente denominada Frente al Nusra.

Turkistani era considerado um dos dez principais líderes jihadistas na Síria, enquanto Qahtani lutou nas fileiras da Al Qaeda no Iêmen e no Afeganistão.

O terceiro líder morto se chama Abu Moatasem al Diri, de nacionalidade síria.

Além disso, outros cinco membros da Frente da Conquista morreram em um ataque aéreo na mesma zona da província de Idlib, controlada quase em sua totalidade por grupos rebeldes islamitas, entre eles a ex-filial da Al Qaeda na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos