Emissora pública turca apaga notícia sobre identidade de suposto terrorista

Istambul, 3 jan (EFE).- A emissora de televisão pública turca "TRT" eliminou nesta terça-feira de seu site a notícia na qual informava a suposta identidade do autor do ataque à boate Reina, de Istambul, que deixou 39 mortos e mais de 60 feridos, embora até o momento ninguém tenha desmentido a informação.

A rede de TV estatal tinha publicado uma foto do passaporte do suspeito, correspondente a um homem de 28 anos do Quirguistão.

Porém, minutos depois, eliminou o vídeo e as publicações em redes sociais sobre a identidade do suspeito, embora esta informação siga circulando pelas redes sociais.

As autoridades turcas impuseram um bloqueio informativo - que ainda mantêm - pouco após a realização atentado, no dia 1º de janeiro, que ontem foi reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Os veículos de comunicação turcos tinham antecipado esta manhã que a polícia já tinha a identidade do terrorista, embora não a tenham divulgado.

O jornal "Cumhuriyet", que da mesma forma que outras publicações asseguraram que a família do suspeito está protegida pela polícia na cidade Konya (centro), assegurou que falou com a esposa do terrorista e que este provém do Quirguistão.

"Soube do ataque pela televisão. Não sabia que meu marido era simpatizante (do EI)", disse a mulher ao jornal, segundo o qual o terrorista e sua família chegaram no dia 20 de novembro em voo do Quirguistão ao aeroporto de Istambul, de onde foram a Ancara e, em 22 de novembro, a Konya.

Nesta cidade do centro do país "alugou um estúdio por 1.100 liras (cerca de R$ 980) e pagou três meses (antecipados). Disse que chegou a Konya para buscar trabalho. No dia 29 de novembro viajou em automóvel a Istambul", relatou o jornal.

Após ver sua foto, "vários moradores da casa que alugou chamaram a polícia para dizer que o tinham reconhecido", acrescentou a publicação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos