Paul Ryan é reeleito líder da Câmara dos Representantes dos EUA

Washington, 3 jan (EFE).- O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Paul Ryan, foi reeleito de forma quase unânime por seus companheiros do Congresso para continuar no cargo a partir desta terça-feira, quando o Legislativo inicia seu novo período de sessões.

"Há instantes, Ryan foi reeleito como presidente da Câmara Baixa", anunciou a bancada republicana em sua conta oficial no Twitter.

Ryan, que substituiu em outubro de 2015 John Boehner, obteve o voto de quase todos seus companheiros partido, exceto pelo legislador Thomas Massie, do Kentucky, que votou a favor de Daniel Webster, da Flórida, assegurando que ele seria o único capaz de "drenar o pântano".

Massie citou assim um dos lemas de campanha do presidente eleito, Donald Trump, que prometeu acabar com a corrupção e a concentração de poder em Washington.

No entanto, como era esperado, a confirmação de Ryan foi um mero trâmite, dada a grande maioria com a qual contam os conservadores na Câmara dos Representantes.

Depois das eleições de 8 de novembro, nas quais Trump foi eleito, os republicanos conseguiram manter sua maioria nas duas câmaras do Congresso e garantiram 241 das 435 cadeiras na Câmara dos Representantes.

A aprovação de Ryan reafirma sua autoridade dentro do Partido Republicano e põe fim aos rumores de uma possível divisão interna após a vitória de Trump nas eleições presidenciais, mas ainda assim não será um caminho fácil para o congressista.

O legislador pelo estado de Wisconsin, mais ligado à velha-guarda do partido, terá que trabalhar com o futuro governo, para o qual Trump nomeou como estrategista chefe Stephen Bannon, um ultraconservador acusado de racismo e de posições antissemitas, que durante anos foi um duro crítico de Ryan.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos