Trump ameaça General Motors com tarifas alfandegárias por produzir no México

Washington, 3 jan (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou a fabricante de automóveis General Motors (GM) nesta terça-feira com a imposição de tarifas alfandegárias, a menos que produza seus veículos nos Estados Unidos.

Trump disse hoje em um tweet que "a General Motors está enviando o modelo Chevy Cruze feito no México às concessionárias dos EUA sem tarifas. Fabrique nos EUA ou pague um grande tarifa alfandegária!".

Após o tweet de Trump, a GM esclareceu em um breve comunicado que produz a versão sedã do Cruze em Ohio.

"Todos os Chevrolet Cruze sedã em venda nos Estados Unidos são produzidos na fábrica de montagem da GM em Lordstrom, Ohio. A GM produz o Chevrolet Cruze de cinco portas para mercados globais no México e um pequeno número é vendido nos Estados Unidos", explicou a montadora.

No passado, Trump realizou ameaças similares contra outra das grandes fabricantes de automóveis americanas, a Ford.

Durante a campanha eleitoral, Trump acusou a Ford de despedir milhares de trabalhadores nos Estados Unidos para deslocar parte de sua produção ao México.

Posteriormente, o presidente eleito atribuiu a si mesmo a decisão da Ford de produzir uma série de caminhões semipesados nos Estados Unidos, ao invés de no México.

A Ford se viu obrigada a emitir um comunicado negando que Trump influenciasse em suas decisões de investimentos no México e que a escolha da produção de caminhões nos EUA foi realizada "em 2011, muito antes que qualquer candidato anunciasse sua intenção de se transformar em presidente dos Estados Unidos".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos