Brasil deseja sucesso a novo presidente e reitera compromisso com Haiti

Brasília, 4 jan (EFE).- O governo brasileiro desejou sucesso nesta quarta-feira a Jovenel Moïse, após a confirmação de sua eleição como presidente do Haiti nos pleitos realizados em novembro de 2016, e reiterou seu compromisso de cooperação com o país caribenho.

Em comunicado do Ministério das Relações Exteriores, o governo do presidente Michel Temer felicitou Moïse "por sua vitória nas recentes eleições presidenciais e transmite os votos de êxito no exercício de suas funções".

"Ao reconhecer a importância do processo eleitoral para a consolidação institucional do país, o Brasil reitera sua disposição de seguir cooperando para o desenvolvimento do Haiti", acrescentou a nota do Itamaraty.

O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) do Haiti declarou ontem como ganhador das eleições presidenciais de novembro o empresário Jovenel Moïse, do Partido Haitiano Tet Kale (PHTK).

De acordo com o Conselho Eleitoral, que publicou os resultados do pleito em sua página na internet, o empresário agrícola obteve 55,60% dos votos, com o que se sagrou vencedor já no primeiro turno.

Na nota de felicitação de hoje, o Itamaraty "aproveita ainda a oportunidade para saudar o trabalho da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) e a contribuição da comunidade internacional para a reconstrução do país", depois da passagem devastadora do furacão "Matthew" no ano passado.

O maior impacto do furacão no Caribe foi no Haiti, país que ainda estava se recuperando do terremoto de 2010.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos