Peña Nieto substitui chanceler por funcionário que orquestrou visita de Trump

Cidade do México, 4 jan (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, substituiu nesta quarta-feira a atual titular da Secretaria de Relações Exteriores, Claudia Ruiz Massieu, pelo ex-secretário de Fazenda, Luis Videgaray, apontado como o funcionário que orquestrou a polêmica visita de Donald Trump ao país em setembro do ano passado.

Ao anunciar a substituição, em um ato na residência presidencial de Los Pinos, Peña Nieto pediu que Videgaray "acelere os contatos" com a futura administração de Trump para estabelecer os fundamentos de uma relação de trabalho "construtiva".

"Recebi e aceitei a renúncia da chanceler Claudia Ruiz Massieu à frente da Secretaria de Relações Exteriores", afirmou Peña Nieto no início de sua mensagem ao país.

Em relação a seu sucessor, Peña Nieto comentou que "perante a mudança de governo nos EUA no próximo dia 20 de janeiro a instrução ao secretário Videtagaray é acelerar o diálogo e os contatos para que desde o primeiro dia da nova administração se possam estabelecer as bases de uma relação de trabalho construtiva".

Uma relação, segundo o presidente, que permita a seu país "fortalecer os vínculos bilaterais em matéria de segurança, migração, comércio e investimento" com os Estados Unidos.

Além disso, instou o novo secretário a "assegurar o atendimento e a proteção aos quais têm direito os mexicanos que residem no exterior, e por isso também falo dos que estão particularmente vivendo nos Estados Unidos".

Para potencializar a relação com EUA, Peña Nieto destacou "a experiência" de Videgaray como secretário de Fazenda, "tendo coordenado os trabalhos do México no G20 e, junto com o vice-presidente dos Estados Unidos (Joe Biden), o diálogo econômico de alto nível" entre ambas nações.

No entanto não se referiu ao papel do novo chanceler como orquestrador da recepção que Peña Nieto ofereceu a Trump em Los Pinos em setembro do ano passado, causadora de uma onda de indignação no país, pelos ataques verbais e ameaças do magnata americano contra os mexicanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos