Opositor Julio Borges toma posse como presidente do parlamento da Venezuela

Caracas, 5 jan (EFE).- O novo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela (AN), o deputado opositor Julio Borges, tomou posse nesta quinta-feira para suceder Henry Ramos Allup, em cerimônia na qual dois novos vice-presidentes da casa e igualmente opositores do governo de Nicolás Maduro, assumiram os cargos.

Borges, do partido Primeiro Justiça (PJ), dirigirá a AN neste segundo ano do quinquênio parlamentar no qual políticos antichavistas pela primeira vez em quase 20 anos controlam o Legislativo unicameral após sua ampla vitória nas urnas em dezembro de 2015.

Além disso, o opositor Freddy Guevara, deputado pelo partido Vontade Popular (VP), foi eleito primeiro vice-presidente do parlamento, e Dennis Fernández, do Partido Ação Democrática (AD), como segundo vice-presidente.

A nova direção foi escolhida com o voto dos opositores que ocupam 109 dos 163 postos assumidos em janeiro do ano passado. Os deputados chavistas se abstiveram de participar da votação e de apresentar uma chapa para concorrer à direção por considerarem que este ato legislativo é ilegal.

A bancada governista insistiu que o parlamento se mantém em desacato e que seus atos são "nulos", por isso esta sessão na qual foi eleita a direção da casa não tem validade e suas autoridades são "ilegítimas".

O presidente do país, Nicolás Maduro, afirmou ontem como "uma realidade constitucional" que a Assembleia Nacional caminha rumo à "autodissolução", o que poderia levar à convocação de novas eleições legislativas.

Maduro disse que Borges, a quem se referiu como seu "amigo", "se comprometeu" com ele "a acatar ao Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) e, em segundo lugar, a cumprir todas as iniciativas de diálogo".

No entanto, o novo chefe parlamentar negou hoje essas afirmações de Maduro e destacou que não houve por enquanto nenhuma aproximação com o governo venezuelano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos