Polícia interroga primeiro-ministro israelense pela 2ª vez em uma semana

Jerusalém, 5 jan (EFE).- A polícia de Israel iniciou nesta quinta-feira o segundo interrogatório em uma semana do primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, pelas suspeitas de que o governante recebeu presentes e favores de empresários, informou o site "Ynet".

Agentes da polícia se apresentaram na sede do Executivo, onde já haviam interrogado Netanyahu na segunda-feira passada durante três horas por possíveis crimes de "integridade moral", explicou a promotoria.

O chefe de governo israelense admitiu então ter recebido presentes, mas assegurou que os mesmos eram apenas gentilezas entre amigos e negou ter cometido qualquer irregularidade.

Netanyahu afirmou esta semana que "nada acontecerá, pois nada ocorreu" e ressaltou que as alegações carecem de fundamento, enquanto alguns integrantes de seu partido político, o Likud, qualificaram o caso de "campanha orquestrada" para prejudicar sua imagem.

A promotoria assegura ter provas que justificam a abertura de uma investigação criminal e também assinalou que arquivou por falta de provas várias alegações contra o primeiro-ministro.

O jornal "Ha'aretz" revelou hoje que o produtor de Hollywood e empresário Arnon Milchan é um dos que supostamente teriam oferecido presentes caros ao líder israelense.

Entre os presentes recebidos por Netanyahu e dos quais este não informou às autoridades, como exige a lei, há caixas de charutos no valor de milhares de shekels e bebidas alcoólicas exclusivas, segundo essa fonte.

Este é um dos dois casos que a promotoria e a polícia investigam, segundo o jornal, que acrescentou que quase não há informações sobre o segundo deles, que seria o mais grave.

A promotoria começou a investigar o primeiro-ministro há meses e, neste período, recolheu depoimentos de cerca de 50 pessoas, tanto em Israel como no exterior.

Entre eles, o de um velho amigo seu, o empresário judeu de origem americana Ron Lauder, que confessou que tinha dado presentes a Netanyahu e financiado uma viagem de um de seus filhos, mas por um valor menor do que acreditam os investigadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos