EUA distribuem equipamento militar enviado à Alemanha para operação da Otan

Berlim, 6 jan (EFE).- Os Estados Unidos começaram nesta sexta-feira a desdobrar o equipamento militar enviado à Alemanha para reforçar a operação da Otan que pretende fortalecer a capacidade defensiva dos países aliados no centro e no leste da Europa perante possíveis ameaças por parte da Rússia.

Segundo a rádio alemã "NDR", os primeiros tanques, caminhões e veículos 4x4 chegaram ao porto de Bremerhaven na quarta-feira, e espera-se que até domingo sejam descarregados outros dois navios, cuja carga deve ser levada à Polônia na próxima quarta-feira.

"Entre 7 e 16 de janeiro sairão três trens por dia com equipamento militar", detalhou um porta-voz do comando do Exército alemão no Estado de Brandemburgo.

Os mais de 2.500 veículos militares serão transportados por trens em 900 vagões, e a maioria dos mais de 4.500 soldados americanos que serão desdobrados para a operação chegarão à Polônia de avião.

O ministro da Defesa polonês, Antoni Macierewicz, confirmou em entrevista à televisão pública "TVP" a chegada de um batalhão blindado americano, com mais de 4.500 militares, que serão desdobrados em cinco pontos diferentes do país.

Por sua vez, a rádio polonesa informou que os soldados já haviam chegado à Alemanha e que hoje começaria o desembarque do equipamento.

A emissora acrescentou que parte da brigada americana será desdobrada também na Lituânia, Letônia, Estônia e Romênia.

A base das Forças Armadas no norte do país se transforma, assim, em centro logístico para o deslocamento dos soldados americanos, veículos e equipamento ao centro e ao leste da Europa, segundo anunciou em dezembro o tenente-general Frederick "Ben" Hodges, o comandante das tropas americanas na Europa.

O objetivo da operação "Atlantic Resolve" da Otan é oferecer garantias de paz na Europa, assim como uma demonstração de força frente à Rússia, ressaltou Hodges.

Entretanto, ativistas alemães convocaram uma manifestação para sábado no centro de Bremerhaven, para a qual espera-se a presença de 500 pessoas, em protesto contra a presença militar americana no leste da Europa, o que consideram uma "provocação".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos