Forças do Iraque invadem novo bairro de Mossul e matam 45 membros do EI

Erbil (Iraque), 6 jan (EFE).- Tropas do Exército do Iraque invadiram nesta sexta-feira o bairro de Al Hadba, no norte da cidade de Mossul, e mataram 45 membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), em operação que faz parte da ofensiva para libertar a região.

O general Naym al Jabouri, comandante das operações militares da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, explicou à Agência Efe que a XVI Divisão do Exército tomou Al Hadba após um intenso bombardeio da aviação iraquiana e da coalizão internacional.

Os bombardeios provocaram a destruição de vários alvos fixos e móveis do grupo terrorista, disse o general. Entre os mortos, disse Al Jabouri, há vários franco-atiradores dos jihadistas.

"As forças terrestres tomaram o controle de todos os imóveis do bairro. Libertaremos totalmente o bairro de Al Hadba das garras do Daesh (acrônimo em árabe para EI) nas próximas horas", afirmou.

As forças do Iraque e os "peshmergas" curdos lançaram na última semana uma nova ofensiva para recuperar Mossul, o último reduto do EI no Iraque. A primeira ação foi contida pela resistência do grupo extremista e pelas más condições meteorológicas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos