Governo do México baixa verba para salários de altos funcionários

Cidade do México, 5 jan (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta quinta-feira em mensagem de ano novo que no primeiro trimestre de 2017 será reduzida em 10% a verba destinada a "salários de servidores públicos de comando superior" da Administração federal.

Durante a mensagem, transmitida pela televisão, Peña Nieto afirmou que entende e compreende a raiva pela alta de preços da gasolina no México, medida que entrou em vigor no dia 1º de janeiro e que provocou forte rejeição social, com protestos em vários pontos do país.

Para defender o ajuste do preço da gasolina, explicou que a medida "não se deve à reforma energética" impulsionada durante sua gestão presidencial (2012-2018) "nem a um aumento dos impostos", mas a que "no último ano, no mundo todo, o preço do petróleo aumentou cerca de 60%".

"Isto por sua vez aumentou o preço internacional da gasolina, o que nos afeta diretamente, já que há anos o México importa mais da metade dos combustíveis que consumimos. Em poucas palavras, se trata de um aumento que vem do exterior", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos