Papa critica culto ao poder e aparência, que trazem tristeza e escravidão

Cidade do Vaticano, 6 jan (EFE).- O papa Francisco condenou nesta sexta-feira o culto que aos "pequenos ídolos", como o poder, a aparência e a superioridade e disse que esse tipo de adoração só traz "tristeza e escravidão".

O papa deu início à Solenidade da Epifania do Senhor, na Basílica de São Pedro, às 10h (horário local), após dirigir-se em procissão até o altar maior e beijar a imagem do Menino Jesus.

Depois, pronunciou uma homilia centrada na descrição do quão diferente foram as atitudes dos Reis Magos e de Herodes, perante o nascimento de Jesus. Francisco lembrou que Herodes não quis adorar Jesus, porque ele queria ser adorado, enquanto os Reis Magos foram para Belém porque "tinham o coração aberto ao horizonte" e "estavam abertos a uma novidade".

"A nostalgia de Deus tira-nos para fora dos nossos recintos deterministas, que nos induzem a pensar que nada pode mudar. A nostalgia de Deus é a disposição que rompe com inertes conformismos, impelindo a empenhar-nos na mudança que almejamos e precisamos", disse o pontífice aos milhares de fiéis que assistiram à missa.

Em contraposição, pessoas como Herodes dormem "sob a anestesia de uma consciência cauterizada", ficam desconcertadas "à vista da novidade que revoluciona a história" e se fecham "nos seus resultados, nos seus conhecimentos, nos seus sucessos".

Por isso, frente a estas situações, Francisco defendeu a "nostalgia de Deus", que permite "manter os olhos abertos contra todas as tentativas de restringir e empobrecer a vida".

Hoje, quando a Igreja Católica celebra a Epifania do Senhor, o papa quis fazer um gesto de solidariedade com os mais humildes e 300 sem-teto receberam um almoço oferecido pelo Vaticano, informou Limosnería Apostólica em comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos