Policiais são suspensos por aparecer em foto com guerrilheiros das Farc

Bogotá, 6 jan (EFE).- A polícia colombiana suspendeu quatro agentes que aparecem em uma foto junto a oito integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em uma área de pré-agrupamento, na qual também está uma mulher com o colete azul da missão observadora da ONU, informaram nesta sexta-feira veículos de imprensa locais.

A imagem foi feita, aparentemente, no último dia 31 de dezembro em uma zona rural do município de Puerto Rico, do sulista departamento de Caquetá, onde os rebeldes estão pré-agrupados antes de iniciar seu trânsito à vida civil.

Os agentes, que fazem parte dos três mil que formam a Unidade Policial para a Edificação da Paz (Unipep), são um tenente, um subtenente e dois patrulheiros.

O fato se soma à polêmica provocada depois que a Agência Efe divulgou um vídeo do acampamento de La Yé de las Marimondas, em La Guajira (norte), onde observadores da ONU aparecem dançando com guerrilheiras.

Os observadores envolvidos, que aparecem no vídeo usando o colete azul do organização, fazem parte da Missão de Monitoração e Verificação do cessar-fogo bilateral e definitivo e do abandono das armas, como parte do acordo de paz assinado pelo governo e as Farc no último dia 24 de novembro.

A Missão da ONU na Colômbia afastou os observadores do serviço na última quinta-feira, depois que o Executivo colombiano manifestou "grande preocupação" e pediu que fossem adotados os "corretivos necessários" para que não se repita esse tipo de situação.

Inicialmente o Bloco Martín Caballero das Farc anunciou que, diante do afastamento dos membros de observação da ONU, eles também retirariam seus delegados da missão.

No entanto, o líder máximo das Farc, Rodrigo Londoño Echerverri, desautorizou esse anúncio e hoje disse que manterão seus componentes no Mecanismo de Monitoração e Verificação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos