Bombeiros contêm incêndio que arrasou 800.000 hectares na Argentina

Buenos Aires, 7 jan (EFE).- Os serviços de emergências da Argentina anunciaram neste sábado que o extenso incêndio florestal que arrasou poucos mais de 800.000 hectares na região central do país se encontra "contido".

Em entrevista à agência estatal de notícias "Télam", o diretor nacional do Serviço de Gestão de Fogo, Guillermo Barisone, explicou que os focos se encontram finalmente contidos após mais de uma semana de trabalho.

"A principal preocupação que era conter o fogo já está feita. Ontem à noite, junto com equipes da Direção de Defesa Civil da Pampa (província do centro da Argentina) e os coordenadores do Serviço Nacional de Gestão do Fogo demos o fogo como contido", indicou Barisone.

"Vamos sobrevoar a área e considerar algum ponto quente porque pode haver algum foco interno que não seria tão grave, mas também é preciso atendê-lo", acrescentou.

A região central da Argentina vem sofrendo incêndios desde novembro do ano passado, em consequência de tempestades elétricas que castigaram áreas assoladas pela seca.

Os incêndios geraram uma situação de emergência agropecuária pelas numerosas perdas econômicas dos produtores da região.

Na reta final de dezembro, a situação se recrudesceu e, empurradas pelo vento, as chamas começaram a estender-se para as províncias de Buenos Aires e Río Negro.

Apenas na Pampa, os dados provisórios falam de mais de 800.000 hectares afetados e perdas próximas a 70.000 cabeças de gado, segundo detalhou a "Télam".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos