Forças iraquianas libertam novo bairro no sudeste de Mossul

Erbil (Iraque), 7 jan (EFE).- As forças do Iraque libertaram neste sábado o bairro de Al Gofran, situado no sudeste da cidade de Mossul, como parte da segunda parte da ofensiva para expulsar o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) da cidade, disse à Agência Efe o chefe de segurança da província de Ninawa, Mohammed al Bayati.

A fonte indicou que, além de Al Gofran, outros distritos, como Al Wahda, Sumar, Al Mualimin e Al Salem, também situados no sudeste da cidade, foram libertados recentemente pelas forças antiterroristas, pela Polícia Federal e o exército iraquiano.

No bairro de Al Wahda, a polícia conseguiu entrar hoje no hospital de Al Salem e assumir o controle total do local, contou à Efe o chefe do escritório de informação da Polícia Federal, Abderrahmen al Jazaali.

Jazaali falou sobre as dificuldades que tiveram que passar para retomar o local controlado anteriormente pelos jihadistas, que deixaram, antes de fugir, centenas de artefatos explosivos dentro e fora do recinto com o objetivo de conter o avanço das forças iraquianas.

O exército iraquiano entrou ontem pela primeira vez, desde que a ofensiva começou em outubro do ano passado, no norte da zona leste de Mossul, matando 45 terroristas.

As forças iraquianas, em seu conjunto, avançam rapidamente para seguir recuperando outros bairros da cidade, em um ritmo muito diferente em relação à primeira fase da ofensiva.

Na semana passada, foi iniciada a segunda fase da operação para recuperar Mossul, o último bastião do EI no Iraque, já que a primeira perdeu intensidade por culpa da resistência do grupo extremista e das condições meteorológicas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos