Militares retêm durante horas ministro da Defesa na Costa do Marfim

Abidjan, 7 jan (EFE).- Militares pertencentes a uma facção do Exército da Costa do Marfim que se sublevaram em várias cidades para exigir aumentos salariais retiveram durante algumas horas o ministro da Defesa, Alain Richard Donwahi, em Bouaké, no centro do país, informaram neste sábado à Agência Efe fontes do Governo.

Donwahi foi libertado há pouco, após ter se encontrado com os sublevados para pôr fim ao motim que desde ontem se estendeu a várias cidades do país, entre elas a capital econômica, Abidjan.

A notícia da tomada como refém do ministro no final desta tarde aconteceu pouco depois que o presidente, Alassane Ouattara, anunciou sua vontade de chegar a um acordo com os amotinados.

Donwahi foi retido na residência do subprefeito de Bouaké, onde aconteceu o encontro entre a delegação governamental e os militares insurgentes.

"Foram retidos o ministro, os jornalistas, um deputado, o prefeito e todos os que tínhamos vindo acompanhar as negociações entre o ministro e os amotinados", confirmou à Efe um dos repórteres que também foi feito refém.

Horas antes, o próprio presidente Ouattara tinha anunciado em uma declaração pública feita em Abidjan um acordo para atender as reivindicações dos militares e pôr fim ao motim.

Os sublevados exigem o pagamento de complementos salariais que têm direito desde o final da guerra civil, em 2011, o aumento de seus salários e a melhora de suas condições de vida.

Ouattara pediu aos insurgentes que depusessem as armas "para permitir a execução em calma destas medidas".

No entanto, os ex-combatentes em Bouaké decidiram tomar o ministro como refém até conhecer em detalhes como iam ser aplicadas as medidas anunciadas pelo presidente, segundo as mesmas fontes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos