Polêmico ex-assessor de Hollande lhe acusa de não querer exercer o poder

Paris, 7 jan (EFE).- Aquilino Morelle, assessor e redator dos discursos de François Hollande até abril de 2014, acusou o presidente da França neste sábado de não querer exercer o poder e de ser o responsável pelo declive político da esquerda no país.

"Nunca quis se transformar em líder de uma nova Europa. (...) Não queria exercer o poder, mas simplesmente ser presidente da França", declarou Morelle em entrevista ao jornal "Le Monde" por ocasião da publicação nesta quarta-feira de seu livro "L'Abdication" ("A Abdicação"), no qual faz um balanço do quinquênio socialista.

Morelle se viu obrigado a renunciar depois que o meio de comunicação digital "Mediapart" revelou que trabalhou para a indústria farmacêutica ao mesmo tempo em que era inspetor de um organismo público de Saúde.

O ex-assessor ressaltou hoje que sua saída do Eliseu em 2014 esteve vinculada com suas posturas ideológicas, na ala esquerda do Partido Socialista (PS), e criticou hoje que o presidente, "pleno de encantamento", esteja carente de toda autoridade.

"Todas suas qualidades humanas, as que lhe permitiram conquistar o poder, se voltaram contra ele no Eliseu. O que constituiu a força do candidato representou o fracasso do presidente. Sua inteligência? Por (querer) entender tudo, frequentemente não decide nada", destacou.

Hollande anunciou no último dia 1º de dezembro sua decisão de não apresentar-se à reeleição nas presidenciais previstas para abril ou maio deste ano, mas, segundo Morelle, foram os franceses, com sua "desconfiança em massa" sobre ele, que lhe obrigaram a tomar essa atitude.

"Justo antes da 'sábia decisão' que alguns observadores comentam, registrava menos de 10% de intenções de voto", lembrou o ex-assessor, para quem Hollande "enterrou toda esperança de mudança" na cúpula europeia de junho de 2012, quando "aceitou sem verdadeira negociação o pacto orçamentário imposto por (Angela) Merkel".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos