Trump indica ex-senador Dan Coats para diretor de inteligência dos EUA

Nova York, 7 jan (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu o ex-senador Dan Coats para dirigir os serviços de inteligência do país, um dos postos-chave de seu governo, anunciou neste sábado sua equipe de transição.

"Estou muito convencido que o senador Dan Coats é a escolha adequada para ser Diretor de Inteligência Nacional", declarou Trump.

O presidente eleito acrescentou que o candidato, cuja nomeação requer a confirmação do Senado, "demonstrou sua profunda experiência e seu bom critério" para desempenhar cargo tão importante.

A equipe de transição do novo presidente explicou que as 16 agências de inteligência que existiam nos Estados Unidos antes dos atentados de 11 de setembro de 2011 "não foram eficazes na hora de coordenar seus trabalhos" e por isso foi criada a Diretoria de Inteligência Nacional em 2004.

A função deste órgão é despachar diariamente com o presidente para que este disponha das informações mais recentes para tomar as decisões que considerar adequadas perante as graves ameaças em matéria de segurança.

"É uma honra ser proposto como Diretor de Inteligência Nacional. Dispor de uma estrutura forte e responsável é essencial para a segurança de nosso país", comentou Dan Coats, ex-senador por Indiana, sobre sua nomeação.

"Se eu for confirmado, garantirei que aqueles que devem tomar decisões neste terreno disponham de todas as informações necessárias para proteger o povo americano das ameaças que nossa nação enfrenta", acrescentou Coats.

O ex-senador nasceu em Michigan, serviu no exército entre 1966 e 1968 e, além de representar o estado de Indiana tanto na Câmara dos Representantes como no Senado, foi embaixador dos EUA na Alemanha entre 2011 e 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos