China procura aumentar cooperação em viagem de ministro de pela África

Pequim, 8 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, inicia neste domingo uma viagem por cinco países da África com o objetivo de repassar e potencializar os projetos de cooperação de Pequim com esse continente.

A viagem pela África, a primeira de Wang em 2017, durará seis dias por Madagascar, Zâmbia, Tanzânia, República do Congo e Nigéria.

Nos últimos anos, a cooperação chinesa com a África aumentou notavelmente dentro do projeto de Pequim de recriar a antiga Rota da Seda através de novas infraestruturas de transporte com Ásia, Europa e África.

Várias linhas de ferrovia (como a que unirá Tanzânia e Zâmbia, a que conectará as cidades quenianas de Nairóbi e Mombaça e a já aberta entre Adis Abeba e Djibuti), um porto na Mauritânia e o desenvolvimento de parques industriais fazem parte desses projetos.

"A China espera melhorar a cooperação com a África de forma exaustiva durante 2017", afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang, ao anunciar a viagem de Wang Yi. EFE

rcf/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos