México lamenta morte do ex-presidente português Mário Soares

México, 7 jan (EFE).- O governo do México, por meio da Secretaria de Relações Exteriores, expressou neste sábado seu mais profundo lamento pela morte do ex-presidente de Portugal Mário Soares, aos 92 anos.

"O México reconhece o trabalho de Mário Soares como a de um estadista que durante mais de 40 anos lutou pelo bem-estar do povo português, participando da transição democrática de 1974 e liderando os esforços para a entrada de Portugal na União Europeia", segundo declarou a Chancelaria em um boletim.

Além disso, o Executivo destacou que em nível internacional, "a figura de Mário Soares será lembrada como um referencial de compromisso com a promoção de ações para uma maior justiça e igualdade".

"O México outorgou a condecoração da Ordem Mexicana Águia Asteca a Mário Soares em 2003, em reconhecimento de seu destacado trabalho ao longo de sua ampla trajetória, em particular por sua contribuição ao fortalecimento da relação entre México e Portugal, e por sua luta a favor da liberdade e a democracia", concluiu o breve escrito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos