Corpo de Mário Soares chega ao Mosteiro dos Jerónimos para ser velado

Lisboa, 9 jan (EFE).- O corpo do ex-presidente português Mário Soares chegou nesta segunda-feira, sob os aplausos de centenas de pessoas, ao Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa, onde será velado.

O cortejo foi recebido pelo atual presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente do parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, e a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, que representou o primeiro-ministro, António Costa, em visita oficial na Índia.

O corpo de Mário Soares será velado até a meia-noite de hoje, e amanhã de manhã os portugueses poderão prestar sua última homenagem ao três vezes primeiro-ministro e duas vezes presidente de Portugal, além de uma das figuras políticas mais queridas do país.

Prova disso foi o número de pessoas que, em plena jornada de trabalho, foram às ruas para acompanhar a passagem de seu cortejo fúnebre.

Durante o trajeto, cidadãos e autoridades destacaram a importância do ex-presidente na chegada da democracia a Portugal e seu papel como fundador do Partido Socialista, em 1973.

Amanhã à tarde, o cortejo sairá do mosteiro em direção ao Cemitério dos Prazeres para o enterro, o primeiro com honras de Estado em Portugal desde a Revolução dos Cravos, em 1974.

Os presidentes de Brasil, Michel Temer; Guiné-Bissau, José Mário Vaz; Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca; e o vice-chanceler cubano, Rogelio Sierra, estarão em Lisboa para participar do funeral de Soares.

O governo português decretou três dias de luto nacional, que começam hoje, em homenagem ao papel do ex-presidente na história política da democracia portuguesa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos