Pyongyang diz que pode lançar míssil de longo alcance a qualquer momento

Seul, 9 jan (EFE).- A Coreia do Norte afirmou nesta segunda-feira que pode realizar um teste de míssil balístico intercontinental (ICBM) "a qualquer momento e em qualquer lugar", e culpou os Estados Unidos de representar "uma ameaça nuclear cada vez mais perversa".

"O ICBM será lançado a qualquer momento e de qualquer localização determinada sob a direção do líder" (Kim Jong-un), afirmou este domingo um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano, citado pela agência estatal de notícias "KCNA".

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse em 1º de janeiro em sua mensagem de Ano Novo que os mísseis experimentais de alcance intercontinental norte-coreanos estavam na "fase final" de seu desenvolvimento.

A última vez que a Coreia do Norte fez um teste de um projétil destas características foi em 7 fevereiro de 2016, o que unido a um teste nuclear realizado um mês antes levou a que a ONU impusesse estritas sanções a Pyongyang.

Vários especialistas consideram muito provável que o regime norte-coreano realize novos testes de armas no começo do ano para potencializar o desenvolvimento de seu programa de mísseis e armas nucleares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos