Trump e fundador da Alibaba buscam meios para apoiar pequenas empresas

Nova York, 9 jan (EFE).- O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o fundador do gigante do comércio eletrônico chinês Alibaba, Jack Ma, conversaram nesta segunda-feira sobre meios para fomentar a exportação para a Ásia de produtos de pequenas empresas norte-americanas.

A reunião ocorreu na Trump Tower de Nova Yokr, onde Ma participou de um encontro de 30 minutos e que foi classificado por ambos como "muito produtiva". Em breve declarações, os dois disseram que dialogaram sobre meios para que os produtos de pequenas empresas dos EUA possam usar a rede do Alibaba para vender seus produtos.

"Especificamente, conversamos para ver como apoiar 1 milhão de pequenas empresas do Meio Oeste para que vendam seus produtos na China e no Sudeste Asiático, onde o Alibaba tem forte presença", afirmou o fundador da companhia chinesa.

Ma chegou para a reunião acompanhado do presidente da Alibaba, Michael Evans, e do ex-diretor do banco Goldman Sachs.

Trump, que desceu ao hall do prédio para acompanhar o convidado na saída, disse que tinha realizado um "grande encontro" e classificou Ma como um "grande empreendedor". Ma, por sua vez, disse que o presidente eleito é uma "pessoa de mente aberta" e afirmou que repassou algumas ideias para promover os pequenos negócios e as exportações norte-americanas.

Além disso, o fundador do Alibaba disse que a China e os EUA deveriam fortalecer as relações bilaterais e ter "vínculos mais amistosos".

Desde o início da campanha, Trump defende políticas protecionistas para diminuir as importações da China e de outros países para fomentar o emprego nos EUA.

Antes mesmo de assumir o cargo, Trump gerou tensões com o governo da China após conversar por telefone com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, que ligou para parabenizá-lo pela vitória.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos