Desabamento de teto de mesquita deixa 2 mortos e 23 feridos na Turquia

(Atualiza com novo número oficial de mortos).

Istambul, 10 jan (EFE).- Pelo menos duas pessoas morreram e outras 23 ficaram feridas após o desabamento nesta terça-feira da cobertura de uma mesquita em Istambul, na Turquia, aparentemente pelo acúmulo de neve.

O desastre aconteceu pouco depois do meio-dia local, durante uma cerimônia funerária em uma mesquita de Ataköy, um bairro na parte europeia da cidade, informou a emissora "NTV".

As equipes de resgate compareceram ao local e transferiram mais de 20 feridos para hospitais, mas dois deles morreram, informou à imprensa o prefeito do distrito, Bülent Kerimoglu.

Dos 23 feridos, dois se encontram em estado grave, acrescentou a emissora.

O acidente aconteceu devido ao acúmulo de neve sobre uma enorme cobertura, formada por uma estrutura metálica que cobria parte do espaço em frente à mesquita, que não aguentou o peso.

Várias testemunhas do acidente disseram à imprensa turca que o desastre era previsível, já que "mais de um metro" de neve se acumulou sobre a cobertura, e acusaram os responsáveis da mesquita de não terem eliminado a carga a tempo.

As autoridades religiosas de Istambul, por sua vez, indicaram que horas antes tinham avisado sobre o perigo de colapso da estrutura, pedindo aos fiéis que não ficassem sob ela, mas, aparentemente, esta ordem não foi obedecida durante a cerimônia funerária.

As fortes nevascas, que começaram na sexta-feira e ainda continuam, são as mais intensas em Istambul nos últimos sete anos.

O acúmulo de neve varia entre 25 centímetros nos bairros do centro e um metro em algumas áreas dos arredores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos