EI tem "dias contados" no leste de Mossul, afirma Pentágono

Washington, 9 jan (EFE).- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos afirmou na segunda-feira que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) está com "os dias contados" no leste de Mossul, seu maior reduto no Iraque.

O anúncio do Pentágono aconteceu poucas horas que o avanço das forças iraquianas alcançasse pela primeira vez a margem do Rio Tigre no sudeste da cidade, em frente ao aeroporto.

"Os combatentes do EI estão cercados por uma força superior", afirmou Jeff Davis, porta-voz do Pentágono, explicando que os jihadistas "não têm capacidade para se reforçar e se reabastecer".

"Acreditamos que seus dias lá, particularmente no leste de Mossul, estão contados e estão começando a perceber isso", disse Davis.

O oeste da cidade, onde está localizado o aeroporto, segue controlado totalmente pelos jihadistas, mas as cinco pontes que ligam os dois lados estão parcialmente destruídas pelos bombardeios aliados, com isso, os combatentes no leste estão parcialmente isolados.

Davis explicou que os jihadistas tentam "atravessar o rio a pé usando pranchas" e buscam movimentar veículos de lado a lado, um a um, através de um guindaste.

Estes avanços ocorrem após o início da nova fase da ofensiva contra o EI, depois do lançamento em outubro de uma grande campanha para retirar dos jihadistas seu último reduto urbano no Iraque.

Até agora, as tropas conseguiram capturar mais de 60% da metade oriental de Mossul e grandes áreas ao redor da cidade, sob controle jihadista desde 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos