Forças iraquianas avançam contra EI em bairro de Mossul

Erbil (Iraque), 10 jan (EFE).- As forças iraquianas avançaram nesta terça-feira no bairro de Al Hadba, no nordeste da cidade de Mossul, principal bastião do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou um dirigente militar.

O chefe das operações para a libertação da província de Ninawa, cuja capital é Mossul, general Neshm Abdullah al Jabouri, detalhou que as tropas avançaram no bairro com o apoio aéreo da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, que neutralizou cinco veículos carregados com explosivos conduzidos por suicidas.

No último dia 6 de janeiro, Jabouri informou que as tropas tinham irrompido na zona residencial de Al Hadba, que foi finalmente nesta terça.

Por outro lado, o EI executou 17 de seus membros, entre eles o líder do grupo nos bairros de Al Hadba e Al Mazraa, identificado como Mohammed al Afri, e dois de seus acompanhantes, informou o chefe de segurança da província de Ninawa, Mohammed al Bayati.

Outros 14 foram abatidos quando tentavam fugir no leste de Mossul, onde as tropas governamentais controlam mais de 60% dos bairros, em direção ao oeste, ainda dominado pelos jihadistas.

A ofensiva para recuperar Mossul das mãos do EI começou em 17 de outubro de 2016, e dela participam tropas iraquianas, apoiadas por unidades curdas "peshmergas" e milícias xiitas, além da coalizão internacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos