Forças iraquianas tomam do EI outros dois bairros do leste de Mossul

Erbil (Iraque), 10 jan (EFE).- Forças antiterroristas iraquianas recuperaram nesta terça-feira outros dois bairros do leste da cidade de Mossul (norte), dos quais expulsaram o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) após violentos combates, informou o comandante das Operações Conjuntas.

O general Abdelamir Yarala disse que as tropas governamentais tomaram o controle dos bairros de Al Sukar e Al Dubat, localizados na região central da parte oriental da cidade.

Nos combates, 86 terroristas foram abatidos, e dois carros-bomba e um drone destruídos.

Al Dubat é um dos bairros mais importantes da zona leste de Mossul e fica próximo ao rio Tigre, que divide a cidade e é atualmente a frente de batalha entre o exército e os jihadistas.

Ao sul, a Polícia Federal e a Brigada IX do Exército entraram no bairro de Al Sahidun, onde tomaram controle de vários edifícios e mataram 41 terroristas.

Enquanto isso, no nordeste, as forças iraquianas dominaram 70% do bairro de Al Hadba, e irromperam no bairro 7 de Nisan, do qual tomaram o controle da zona norte, mataram sete terroristas, e destruíram vários carros-bomba.

Por sua vez, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos afirmou que o EI está com "os dias contados" no leste de Mossul.

"Os combatentes do EI estão cercados por uma força superior", afirmou Jeff Davis, porta-voz do Pentágono, que explicou que os jihadistas "não têm capacidade para se reforçar nem se reabastecer".

A ofensiva das forças iraquianas em Mossul e seus arredores, com o apoio coalizão internacional liderada pelos EUA, teve início no dia 17 de Outubro, mas se estagnou em dezembro devido à resistência dos jihadistas e ao mau tempo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos