Governo faz cerimônia com honras fúnebres para embaixador grego assassinado

Rio de Janeiro, 10 jan (EFE).- O governo federal realizou nesta terça-feira uma cerimônia de honras fúnebres com corpo presente em homenagem ao embaixador grego assassinado no país, Kyryakos Amiridis, e às autoridades da Grécia.

A homenagem, realizada na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, seguiu a liturgia cristã grega ortodoxa, informaram fontes diplomáticas gregas à Agência Efe.

A cerimônia contou com a presença do embaixador grego na Argentina, Dimitris Zevelakis, representando o governo do país, e do subsecretário do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, José Antônio Marcondes de Carvalho, em nome do presidente Michel Temer, que está em Portugal para o funeral do ex-presidente Mário Soares.

Marcondes prestou condolências à família de Amiridis e ressaltou a contribuição do embaixador no fortalecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Grécia.

O enterro de Amiridis será realizado na Grécia na próxima quinta-feira, quando haverá outra cerimônia religiosa.

Amiridis foi encontrado morto no dia 29 de dezembro em Nova Iguaçu, três dias depois de sua esposa ter denunciado seu desaparecimento. O corpo do embaixador foi encontrado carbonizado dentro de um veículo incendiado.

O diplomata foi vítima de um crime planejado pela própria esposa, a brasileira Françoise Amiridis, e executado pelo amante, um policial militar e o primo dele, segundo os investigadores responsáveis pelo caso. Os três estão em prisão preventiva.

O primo do policial, Eduardo Moreira, declarou que Françoise o contratou e ofereceu US$ 24 mil para participar do homicídio. O dinheiro seria depositado 30 dias depois da execução se não houvesse nenhum imprevisto.

O embaixador estava casado com a brasileira há 15 anos e tinha uma filha de 10 anos.

Kyrgiakos Amiridis, de 59 anos, foi cônsul-geral da Grécia no Rio entre 2001 e 2004, assumindo o cargo de embaixador em Brasília no início de 2016.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos