Itália prende 2 pessoas por ciberespionagem de ex-premiê e outros políticos

Roma, 10 jan (EFE).- A polícia da Itália prendeu nesta terça-feira duas pessoas acusadas de ciberespionagem e roubo de informações confidenciais de instituições, empresários e políticos, incluindo o ex-primeiro-ministro do país Matteo Renzi.

Segundo a imprensa local, além de Renzi, teriam sido alvos dos dois hackers o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e o também ex-primeiro-ministro italiano Mario Monti.

A lista de alvos é ampla. Entre as vítimas estariam o cardeal Gianfranco Ravasi, Piero Fasino, ex-prefeito de Turim, o ex-porta-voz de Silvio Berlusconi, Paolo Bonaiuti, e o site do Partido Democrata, comandado por Renzi.

As autoridades confirmaram que os presos são um engenheiro nuclear, de 45 anos, e sua irmã, de 49 anos. Ambos são residentes em Londres, mas possuem domicílio em Roma e são "muito conhecido no mundo das altas finanças da capital".

A imprensa identificou os presos como Giulio Occhionero e Francesca Maria. Ambos foram detidos durante a Operação Olho de Pirâmide, que investiga o roubo de dados sensíveis para a segurança do país em computadores. Eles serão acusados de obter informações relativas à segurança do Estado, acessar sistemas informáticos sem autorização e interceptar ilegalmente comunicações digitais.

Segundo os investigadores, os irmãos obtiveram documentos de políticos, empresários e banqueiros. Depois, criaram uma rede de ciberespionagem para controlar ações de instituições, órgãos públicos e empresas.

"Graças a uma extensa rede de computadores infectados pela divulgação de um vírus chamado 'Olho de Pirâmide', ambos guardaram, durante anos, informações reservadas e dados sensíveis de várias vítimas. Tudo era guardado em sistemas americanos agora apreendidos pela polícia", disse o Ministério do Interior da Itália em nota.

Para prender a dupla, a polícia da Itália trabalhou em parceria com a Unidade Cibernética do FBI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos